Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de maio de 2011

Radio-Bauru – Madrid

Gostaria de registrar algo de muito grandioso que aconteceu comigo por estes tempos.

Antes gostaria de começar esta história com a frase de um amigo,que anos atrás disse para o Jornal da Cidade (Um dos principais jornais da minha cidade natal):

“...os amigos são uma coisa interessante. É impossível cultivar amigos sem estar ao lado deles ...”

Através deste amigo, conheci o (religioso operario marianista) Alberto Eguíluz no final dos anos 80 e início dos anos 90.

Nesta época, nos tornamos bons amigos, unidos por três pontos em comum: A religião, o fascínio por tecnologias e a musica.  Com ele aprendi muitas coisas nestes ramos.

Ele chegou a trazer de presente para mim um maravilhoso CD (que guardo até hoje entre os meus CD´s favoritos) com os 4 movimentos da 9ª sinfonia de Beethoven. Minha ópera favorita sem duvidas, e naqueles anos, não era simples conseguir esta sinfonia tão completa como está neste disco !
Well... O tempo passou, casei-me, não me lembro bem em que momento, o amigo retornou para a Espanha e assim, perdemos contato.


Agora a segunda parte...

Há algum tempo, venho acompanhando aqui de Joinville um programa de evangelização comandado pelo Pe. Reginaldo Manzotti. Este programa, possui diversas rádios associadas a este programa, entre elas, a Rádio Bauru que ironicamente, apesar do nome ser da minha terra natal, esta rádio era anunciada como de Madri (Espanha). Claro, que isso me chamava a atenção, mas com a correria do dia-a-dia, acabei não pesquisando muito.
Porém, o primeiro amigo lá do começo do texto, adoeceu gravemente, e com isso, ele retornou à Espanha onde veio a falecer (já comentado anteriormente neste blog).

Mas o mais “irônico” neste destino todo, é que através deste mesmo amigo que apresentara o irmão Alberto, nos reaproximou, pois o irmão Alberto sempre nos mandava e-mails do estado de saúde de nosso amigo em comum, e sem mesmo perceber, meu e-mail estava entre a lista de contatos do Pe. Jesus.

E assim, após 20 anos sem nos ver (e de ele conseguir se lembrar de mim, pois à 20 anos atrás era possível contar minhas costelas de tão magro !!! Ehehe), reativamos esta velha e boa amizade !

Com o tempo e tantos assuntos para retomar, ele me comentou sobre que ele tinha criado em Madrid...

... Acho que neste ponto, como nas novelas da globo, já deve ter entendido o resto da história, né ?


Então agora, vamos juntar as duas partes.

Pois é ! A Rádio Bauru, tão citada no programa de Pe. Reginaldo Manzotti, foi criada pelo amigo Alberto !!!

Em tempos, ele veio me contando mais e mais sobre todas a ideias, iniciativas e dificuldades que veio passando para a criação desta rádio.

Ele me contou uma bela história de perseverança pela ideia da rádio, que tentarei passar brevemente abaixo:


A Rádio Bauru ( em Espanhol fica Radio Baurú ) fez sua apresentação oficial nos Foros de Agora Marianista, no dia 12 de Outubro do ano 2006.

Porém já estava indo pro ar alguns anos antes, só que até essa data  não emitia 24 horas / 7 dias.

Enquanto Alberto esteve no Brasil, ele inicio com um programa da pastoral da Criança que saia ao ar na cidade de Gália. Recebia o programa da Pastoral de Curitiba e colocava no ar em Gália.

No Brasil com as dificuldades de burocracias e custos, não tinha como fazer rádio, mas como ele era radio amador e às vezes saia pro ar no 900 da AM. Ele possuía uma estação de radio amador que permitia fazer emissão também na faixa da AM, onde  costumava falar de Deus e das coisas da Igreja. Mas por questões legais, parou com as transmissões.

Quando retornou à Espanha, começou a fazer outras coisas, até o ano 1999, ano que conseguiu a ligação com a Internet. Aí o mundo ficou pequeno para este rapaz ! Ehehehehe

No ano de 2000 com uma Internet à disposição 24 horas por dia, todos os dias do mês, e com um preço que dava pra pagar, retomou aquela ideia da rádio que teve no Brasil e iniciou as emissões nas horas que tinha de folga no trabalho.

O nome de Rádio Bauru, deu-se por causa da origem do início das ideias.

Já com nome e algum recurso, iniciou sua rádio e pouco a pouco emitia mais horas no dia e já desde o primeiro dia as transmissões eram feitas em Espanhol e em Português. 

“Só podia ser desse jeito, não dava pra falar só em Espanhol. A ideia foi brasileira e a rádio tinha que ser brasileira, porem ao estar na Espanha tinha que ter espanhol também.”, disse Alberto.

No ano 2006, Alberto ganhou um software pra fazer rádio de um jeito profissional e gênial como sempre foi nos assuntos eletrônicos, já logo em Outubro do 2006 iniciou as transmissões 24 horas no dia, 7 dias na semana, 11 meses no ano.

Com um acordo com a Prefeitura Municipal de Bauru, tornou-se a primeira rádio que radiava na Internet as noticias da Prefeitura.

A Rádio Bauru objetiva levar a mensagem de Jesus a todos os cantos e a todas pessoas tornado-a diferente das outras rádios deste segmento que fazem rádio somente para católicos.

E por isso nela você pode-se ouvir programas em até 8 línguas diferentes !!

Hoje, a Rádio Bauru está associada à ONU.

O amigo Alberto, também externou-me as dificuldades em manter este projeto tão bacana:

“Não tenho verba nenhuma, não ganho nenhum dinheiro com ela (não tenho comerciais) e tenho muitas despesas, mesmo assim ainda vou em frente. Não tenho operários. Tudo faço sozinho, desde a minha casa. Algumas pessoas que tentaram trabalhar com a gente mas deixaram no final.

Eu tento que todas as musicas e programas da rádio sejam “Copyleft”. Não posso pagar taxas.

Na Espanha, em Madrid, vou ao ar na FM só com um vatio, justinho pra minha rua ouvir, por falta de autorização legal. Não tenho como tirar os papéis."

Por diversas vezes, irmão Alberto tentou obter autorização da 87 Fm de Bauru  para transmitir a missa da paróquia São Sebastião (onde cresci e onde nos conhecemos). 

Não obtendo resposta ele optou por radiar a missa da São Sebastião dos domingos mesmo sem autorização, pois com a doença de Pe. Jesus e seu retorno para a Espanha, ele passou a morar perto da casa de Alberto e com esta iniciativa, Alberto pôde radiar a missa da São Sebastião pela FM pra que Pe. Jesus pudesse ouvir desde a cama por um radinho.

“Depois que ele partiu com Deus eu continuei a radiar a missa da São Sebastião, pela Internet aos domingos às 19 horas.”.

Então amigos, quero muito que este espaço, seja mais uma forma de expressão e de disseminação de trabalhos legais como este que conto.

Este espaço, fiz para poder mesmo dedicar aos amigos que levem toda e qualquer boa informação às pessoas, seja através da evangelização, seja através dos livros, seja através da musica...

E neste post homenagear o amigo Alberto pelo seu grandioso trabalho, assim como o amigo Parffit & Cia Ltda do programa É ROCK da rádio UDESC, por Wagner Xavier, com seu livro Rock Raro e tudo mais que vier. 

Todos sempre, com grande luta !!

Qualquer mínimo esforço para tornar as pessoas melhores, este espaço está à disposição.


domingo, 15 de maio de 2011

Show para todos os ouvidos (mas nem todos os olhos)...

Neste final de semana chuvoso, com cansaço e stress à tona, resolvi relaxar ouvindo musicas de real qualidade.

Como o objetivo era relaxar (sem dormir), então desenterrei os dois ótimos DVD´s do trovador irlandês Van Morrison que tenho. Ambos ao vivo em MONTREAUX (um em 1974 e outro em 1980).

Van Morrison nasceu em Belfast na Irlanda do Norte, 31 de Agosto, 1945.
Seu nome verdadeiro é George Ivan Morrison, e é expoente na musica folk e celtic soul.

Homem de poucos sorrisos, mas de uma musicalidade impressionante e dono de uma voz forte, consegue encantar a todos os que houvem, porém, no pauco, não é uma figura que irradia simpatias... Muitas vêzes até, pareçe que ou está sozinho ou ainda, que está dormindo no palco ou morrendo ! Rs

Brincadeiras a parte, nota-se que é uma pessoa de poucas palavras, com o público e até mesmo com a banda.
Conta-se a lenda que, já quando jovem Morrison já era conhecido pelo seu natureza lacônica (Laconismo é um modo breve ou conciso de falar ou de escrever. Foi uma das principais características da sociedade espartana, na região da Lacônia, de onde deriva o termo. Lacônico significa breve, conciso, de poucas palavras.) e a sua inabilidade para conviver com os membros da banda.

Sua mãe revelou que um dia, reservou-se para dizer-lhe ele precisa aprender a falar com as pessoas. Segundo a sua mãe, "Van disse-me que não era que ele não queria falar, mas porque música invadiam-no através da sua cabeça o tempo todo." Ele disse que não sabia se ele havia sido abençoado ou amaldiçoado, porque as palavras e a música não iriam deixá-lo.

Bem... Apatias à parte, sua musicalidade sem duvida alguma, se encaixa à todos os bons ouvidos.
Dificilmente, encontramos alguém que realmente ame a música mas não goste dos trabalhos preferidos por Van Morrison.

Um outra história que me chegou por um amigo, disse que houve um momento que ele havia desistido da música e retornou para sua terra natal. Mas o produtor Bert Berns, sabendo o que ocorreu , convenceu-o a regressar a Nova Iorque e a gravar um solo, pagando-lhe uma banda que ele jamais havia conhecido, e algumas horas de gravadora. Destas primeiras sessões de gravação saiu uma das suas músicas mais conhecidas, Brown eyed girl.

Com sua genialidade e detalhismo, ele lançou em 1968 o disco ASTRAL WEEKS, considerado por muitos o seu melhor trabalho, muito aclamado pela crítica, mas não tendo muita aceitação por parte do público.

O seu trabalho é, muitas vezes, de natureza espiritual, combinando elementos do jazz, R&B e música celta.

Abaixo, tres grandes momentos de Van Morrison que não me saem nunca da minha memória:
O primeiro, ao vivo em Berlin (1990) com Roger Waters cantando a maravilhosa música COMFORTABLY NUMB do disco THE WALL e a segunda outro grande momento com THE BAND cantando CARAVAN (1976) à todo vapor (para não dizer muitcho loko ! Rs ..  Sem brincadeira.. Meu momento favorito).
E por ultimo, cantando "Whenever God shines his light" (Quando Deus brilha sua luz) em dueto com Cliff Richard.

Turn up your radio and heave good moments ! :)

 
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...