Pesquisar este blog

domingo, 15 de maio de 2011

Show para todos os ouvidos (mas nem todos os olhos)...

Neste final de semana chuvoso, com cansaço e stress à tona, resolvi relaxar ouvindo musicas de real qualidade.

Como o objetivo era relaxar (sem dormir), então desenterrei os dois ótimos DVD´s do trovador irlandês Van Morrison que tenho. Ambos ao vivo em MONTREAUX (um em 1974 e outro em 1980).

Van Morrison nasceu em Belfast na Irlanda do Norte, 31 de Agosto, 1945.
Seu nome verdadeiro é George Ivan Morrison, e é expoente na musica folk e celtic soul.

Homem de poucos sorrisos, mas de uma musicalidade impressionante e dono de uma voz forte, consegue encantar a todos os que houvem, porém, no pauco, não é uma figura que irradia simpatias... Muitas vêzes até, pareçe que ou está sozinho ou ainda, que está dormindo no palco ou morrendo ! Rs

Brincadeiras a parte, nota-se que é uma pessoa de poucas palavras, com o público e até mesmo com a banda.
Conta-se a lenda que, já quando jovem Morrison já era conhecido pelo seu natureza lacônica (Laconismo é um modo breve ou conciso de falar ou de escrever. Foi uma das principais características da sociedade espartana, na região da Lacônia, de onde deriva o termo. Lacônico significa breve, conciso, de poucas palavras.) e a sua inabilidade para conviver com os membros da banda.

Sua mãe revelou que um dia, reservou-se para dizer-lhe ele precisa aprender a falar com as pessoas. Segundo a sua mãe, "Van disse-me que não era que ele não queria falar, mas porque música invadiam-no através da sua cabeça o tempo todo." Ele disse que não sabia se ele havia sido abençoado ou amaldiçoado, porque as palavras e a música não iriam deixá-lo.

Bem... Apatias à parte, sua musicalidade sem duvida alguma, se encaixa à todos os bons ouvidos.
Dificilmente, encontramos alguém que realmente ame a música mas não goste dos trabalhos preferidos por Van Morrison.

Um outra história que me chegou por um amigo, disse que houve um momento que ele havia desistido da música e retornou para sua terra natal. Mas o produtor Bert Berns, sabendo o que ocorreu , convenceu-o a regressar a Nova Iorque e a gravar um solo, pagando-lhe uma banda que ele jamais havia conhecido, e algumas horas de gravadora. Destas primeiras sessões de gravação saiu uma das suas músicas mais conhecidas, Brown eyed girl.

Com sua genialidade e detalhismo, ele lançou em 1968 o disco ASTRAL WEEKS, considerado por muitos o seu melhor trabalho, muito aclamado pela crítica, mas não tendo muita aceitação por parte do público.

O seu trabalho é, muitas vezes, de natureza espiritual, combinando elementos do jazz, R&B e música celta.

Abaixo, tres grandes momentos de Van Morrison que não me saem nunca da minha memória:
O primeiro, ao vivo em Berlin (1990) com Roger Waters cantando a maravilhosa música COMFORTABLY NUMB do disco THE WALL e a segunda outro grande momento com THE BAND cantando CARAVAN (1976) à todo vapor (para não dizer muitcho loko ! Rs ..  Sem brincadeira.. Meu momento favorito).
E por ultimo, cantando "Whenever God shines his light" (Quando Deus brilha sua luz) em dueto com Cliff Richard.

Turn up your radio and heave good moments ! :)

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...