Pesquisar este blog

sábado, 2 de abril de 2011

A volta dos Monkees

The Monkees foi um grupo de rock dos Estados Unidos criados e dirigidos pelos produtores Bert Schneider e Bob Rafelson. Formado por David Jones (voz e percussão), Micky Dolenz (voz e bateria), Peter Tork (baixo, teclado e voz) e Mike Nesmith (voz e guitarra).
O grupo foi criado em 1965 pela rede americana NBC para rivalizar com o grupo inglês The Beatles.
Um fato curioso é que para escolher os futuros astros, os produtores colocaram no jornal um classificado pedindo "quatro loucos entre 17 e 21 anos", o que resultou no aparecimento de 437 candidatos.
Tiveram uma série de TV entre 1966 e 1968 apenas duas temporadas com 58 episódios mais dois filmes para o cinema, um deles escrito por Jack Nicholson em parceria com Bob Rafelson.
“Os Monkees” apresentava a vida de um grupo de rock desempregado em busca de uma oportunidade para mostrar sua música.
O fim da produção televisiva ocorreu por vários motivos, entre eles, as brigas internas. Contratados como ‘fantoches’(e não tocavam composições próprias - Don Kirshner era o produtor musical), os integrantes do grupo revelaram ser pessoas com vontades e opiniões.
Lutando pelo domínio artístico do programa, em especial das músicas, até conseguiram produzir um álbum autoral em 1967, o antológico Headquarters, mas se separaram pouco tempo depois.
Adotando a linguagem ‘psicodélica’, a série apresentava várias situações nas quais Davy, Mike, Mickey e Peter se envolviam.
A ideia popularizou as bandas de rock de garagem.

Após a separação, Michael Neesmith na década de setenta chegou a lançar treze LP's, bem mais que os Monkees. Tornou-se um pequeno empresário fundando o selo Pacific Arts, com sua base em Camel na Califórnia.
Davy Jones e Mickey Dolenz lançaram diversos singles durante os anos seguintes, sem nunca colher um verdadeiro hit. Uma melhor fase foi quando os dois se juntaram novamente em 1976, com Bobby Hart e Tommy Boyce, os dois principais letristas da primeira fase dos Monkees. Proibidos de se chamarem Monkees, excursionaram como Dolenz, Jones, Boyd e Hart tocando em parques de diversões por toda a América. Em 1980, Dolenz e Jones voltaram a trabalhar juntos, desta vez na peça musical "The Point", escrita por Harry Nilsson. A peça foi encenada em Londres com sucesso.
Ao final dos anos oitenta, inflamados pelo assédio popular causado pela retransmissão dos seriados remasterizados pela MTV americana, os Monkees voltaram a gravar juntos, porém sem Michael, lançando o pequeno sucesso "That Was Then And This Is Now". Michael, ao que parece, com a morte de sua avó, herdou os diretos da patente do Liquid Paper e continua muito bem, obrigado. No meio musical é tratado como um respeitado músico cult, embora o mesmo não se possa falar dos Monkees.

O retorno ...

Micky Dolenz, Peter Tork e David Jones, voltaram a se reunir em turnê a ser realizada na Inglaterra entre os dias 12 e 25 de maio. Mike Nesmith, o quarto integrante, não participou da reunião, que serviu para comemorar o aniversário de 45 anos de criação da banda.

Quem compunha as musicas dos Monkees, então ?

O produtor Don Kirshner, faleceu no dia 17 de janeiro deste ano, aos 76 anos, vítima de parada cardíaca.
Don sonhava em ser compositor. Iniciou carreira compondo jingles em parceria com Robert Cassotto, que mais tarde ficaria famoso como o cantor Bobby Darin.
Em 1958, Kirshner deixou de lado as composições para se dedicar a descobrir novos talentos. Assim, se associou a Al Nevins, com quem criou a Aldon, agência de talentos para cantores e compositores. A empresa foi vendida em 1963 à Screen Gems, subsidiária da Columbia Pictures, com a qual Kirshner passou a trabalhar.
Entre os clientes da Aldon estava a dupla Tommy Boyce e Bobby Hart, compositores de música rock, gênero que se tornara popular com Elvis Presley, mas que virou mania com a chegada dos Beatles. Tentando captalizar o estilo do grupo inglês, a Columbia encarregou Kirshner de moldar o perfil da primeira série musical voltada para o público adolescente: “Os Monkees”, exibida entre 1966 e 1968.
Selecionados como atores que gravariam discos, os integrantes do grupo “Os Monkees” começaram a requisitar maior liberdade para selecionar o tipo de música que tocariam na série e nos shows. Michael Nesmith, que tinha interesse em seguir carreira musical própria, foi um dos que mais lutou para ter seu material inserido no catálogo do grupo. Mas o estilo de Nesmith não agradou Kirshner, o que gerou um conflito, que levou a Columbia a dispensar o produtor musical de sua função.

Assim, ele passou a se dedicar a outro projeto: “A Turma do Archie”, série animada musical produzida entre 1968 e 1973. ‘Escaldado’ com sua experiência com o grupo anterior, Krishner decidiu que para este projeto os músicos contratados permaneceriam no anonimato. Assim, a produção estreou lançando músicas como “Sugar, Sugar”, “Who’s Your Baby?”, “Jingle Jangle” e “Everything’s Archie”, entre outras.



Kirshner também foi um dos responsáveis pelo departamento musical de séries como “A Feiticeira”, “Jeannie é um Gênio”, “O Sótão/Love on a Rooftop”, “Persuaders”, “Occasional Wife”, “The Adventurer” e a série animada “As Aventuras de Charlie Chan”. Na década de 1970, Kirshner também trabalhou com shows Rolling Stones.

Outra cusiosidade: Três bandas foram declaradamente influenciadas pelos Monkees: The Ramones, The Buzzcocks e The Smiths.

Enquanto pesquisava e escrevia este artigo, saboreava as musicas do grupo de um box entitulado "LISTEN TO THE BAND - THE MONKEES" cuja capa é mostrado no início deste post. Trata-se de um box raro com 4 CD´s com todas as musicas gravadas pelos MONKEES em ordem cronológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...