Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Já ouviu falar de TRIUNVIRAT ?

Lembra do radião aí do lado ?

Pois é... Este cara me apresentou muitas coisas legais em minha infância.
Eu tinha lá meus 10 ou 12 anos, e ficava brincando quase todas as noites nas ondas curtas dele.

Como era legal !!!

Ele está comigo até hoje aqui em casa... Era do meu pai, mas quando ele faleceu, minha mãe me deu ele com o manual e tudo. Funciona até hoje.

Ouvia muitos sons legais, mas como eu  ainda era criança, apenas ouvia e gostava ou não. Mas foi numa dessas andanças pelas ondas curtas que conheci uma banda alemã de 1969 chamada TRIUNVIRAT.

Neste ultimo sábado estava curtindo meus discos de TRIUNVIRAT.

O som dos caras era muito legal e com o diferencial que raramente se houvia guitarras. Normalmente a composição era de um batera, um baixo e dois teclados. Mas iniciaram em três figuras e por isso este nome.

Nos anos 70, eles foram muito tocados em diversas rádios do mundo.

Durante o início, a banda executava músicas de sucesso em lugares famosos de sua cidade natal, Colônia. The Nice e Emerson, Lake & Palmer foram bandas que influenciaram a direção musical do Triumvirat, tanto que a banda incorporou algumas músicas dessas bandas em seu repertório. No alto de sua fama durante a era do rock progressivo na década de 70, o Triumvirat era constantemente chamado de Emerson, Lake & Palmer alemão, ou clone ELP, devido a virtuosidade clássica de Fritz nos teclados e sintetizadores.

A banda sofreu várias mudanças pessoais (incluindo a perda do vocalista Helmut Köllen, que morreu de asfixia por monóxido de carbono enquanto ouvia algumas de suas músicas de estúdio no carro enquanto o motor estava ligado, em sua garagem).

A banda terminou em 1980.

Tenho 4 discos:

1972 - Mediterranean Tales (Across the Water)
1974 - Illusions on a Double Dimple
1975 - Spartacus
1977 - Pompeii


O meu favorito é o SPARTACUS. Considerado um clássico do Rock Progressivo nos anos 70, este disco representou o ápice da banda.
O conceito do álbum gira em torno da história do ex-escravo Espártaco da Roma Antiga.

Foi deste disco que ouvi o primeiro som dos caras no rádio,  numa estação chamada THE VOICE OF AMERICA:

"The Sweetes Sound of Liberty"

Esta musica me remete para muito longe !

Abaixo dá pra ouvir ela, mas sem imagens, infelizmente !

 

2 comentários:

  1. É isso aí Vander, boa banda de prog alemão...

    Cara, tenho uma história engraçada de como eu comecei a escutar Triumvirat. A uns anos atrás viajei a serviço até Floripa, almocei em Palhoça, e tinha que fazer hora até as 13:00 hs. Ao lado do restaurante tinha um móveis usados, entrei e vi uma pilha de vinil um em cima do outro, comecei a fuçar e catei o Pompeii, um Mercedes Sosa duplo, um importado de jazz do Stan Kenton e um outro que não recordo, levei de barbada. Quando voltei, lembrei de ter visto alguns Triumvirat no Rock Total, daí fui lá e peguei os outros 6 discos, fechei a discografia, e quando tu fecha já sabe né? Fiquei contente prá caramba!!!

    ResponderExcluir
  2. Putz !

    Coisa boa !!

    Também tenho o POMPEII.. Muito bom disco !!

    Abraços !!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...