Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Relembrando Marillion

Pois é amigos blogueiros de plantão. Depois de um longo "inverno", estou de volta !!!

Antes de mais nada, quero agradeçer as várias abordagens que recebi para minha volta neste espaço.
Como já disse anteriormente, é muito legal vermos a repercursão que temos dados e prometo ser um poucoa mais constante por aqui a partir de então.

Sinceramente, com todas as loucuras de final de ano, dei uma grande "pisada no freio" em assistir DVD´s de shows ou ouvir com atenção um disco qualquer que seja...
E apesar de conseguir novos materiais de bandas de muitas espécies, não consegui me dedicar a eles.

Porém, neste ultimo mês, acabei relembrando os sucessos dos anos 80 e 90 da banda Marillion, banda esta, que em minha juventude, eu ficava ouvindo nos fones de ouvido na sacristia da igreja São Sebastiaõ de Bauru enquanto a missa rolava (eu quem cuidava do som da igreja naquela época... Ehehehe).

Esta banda de neo-progressivo, nasceu em 1979 e é cercada de curiosidades !

A pimeira dela, é que em 1979 a banda inicialmente se chamava Silmarillion, inspirada em um livro com este mesmo nome, porém, devido à ameaças de ações legais contra propriedade intelectual, acabaram encurtando o nome para Marillion.

A banda teve uma rotatividade bastante alta, porém, foi bastante marcada com a presença de Fish como vocalista e letrista da banda. Nesta "era Fish", os discos FUGAZI (1984 - tenho) e MISPLACED CHILD (1985 - meu favorito, mas não tenho) foram os mais marcantes da banda, marcando sua passagem pelo Rock Progressivo.

Fish, acabou deixando a banda acho que em 1999 e partindo para sua carreira solo, e enfrentou forte batalha judicial com a banda. Em sua carreira solo (no qual possuo vários discos) a linhade músicas seguiram quase que da mesma forma do ouvíamos na banda, mas com poucas diferenças.



Com a separação de Fish com a banda, assume então Steave Hogarth (ex-tecladista do Europeans), uma situação complicada, pois a banda já possuía alguns demos gravados por Fish e que Hogarth teve de recriar as letras.

Além deste ponto, e com a saída de Mick Pointer da bateria em algum momento (Rs) o grupo passou por uma grande reformulação em seu estilo. A mudança foi tão grande, que é absolutamente estranho ouvir as músicas entre estas éras e dizer que é a mesma banda. Este foi momento, deveriam ter mudado de nome, para que não caissem em fracasso (à exemplo de Supertramp, Queen e tantos outros). Mas ainda assim, a banda permaneçeu por 10 anos, gravando e fazendo ótimos shows !

Mas voltando aos DVD´s. Consegui com um amigo, 3 shows desta banda, e pela primeira vêz, ao invés de somente ouví-los, pude também vê-los no palco. E isso foi para mim um problema.

Os shows que assisti foram:
  • RECITAL OF THE SCRIPT (1983)
  • LIVE FROM LORELEY (1987)
  • BRAVE (2002)
Porém, não me empolguei com nenhum dos shows.
Achei que não mostraram nada "além".

Em  RECITAL OF THE SCRIPT, as músicas estão bem tocadas e interpretadas, porém, visualmente, o show não apresentou nada de espetacular e ainda foi recheada por uma cena ridícula do Fish destruindo uma planta em um vaso, com uma fúria duvidosa. Todos os bons e mais antigos sucessos da banda estão neste DVD, o que fez ainda valer a pena.

Já no show LIVE FROM LORELEY (que foi o pomeiro que assisti), foi brabo ! Eu diria... Decadente ! Colocaram uma pobre Back-vocal sobre um grande "caixote" no fundo do palco, em "meia-luz" (ou melhor dizendo, no escuro) e durante todo o show, praticamente não se via nenhum trabalho a mais dela.. Não foi apresentada... Nenhum momento de solo... Nada ! Sem contar que Fish, apesar de sua voz espetacular, cantava sem muito entusiasmo, com a camisa levantada com uma das mãos e estapeando a barriga para marcar o tempo da música. Nenhum solo extra, quase nenhuma interação com o público ou entre eles... Algumas graças do vocalista com o guitarrista, que não dava a mínima pra ele... Em fim... Acho que ali, já era visualmente anunciado um fim para o grupo.

Já em BRAVE, de 2002 (já com o novo vocalista Steave Hogarth), as coisas foram diferentes... Se esqueçermos que a banda deveria de ser o Marillion, fica melhor ainda ! Pois como disse, a vinda de Hogart mudou absolutamente o estilo musical da banda.

Este show, senti um pouco mais de "vida" no palco... Com outro ânimo.

Este na minha opinião, valeu a pena !!

Tenho ainda mas falta ainda eu assistir A Piss-Up in a Brewery de 2002. Este, registrarei depois minhas impressões.

E para encerrar, e não podia ser diferente, graças a meu grande amigo Rui Barros (grande em todos os sentidos: na amizade e no tamanho também) láá de Maringá, tenho em casa o album duplo THE BEST OF BOTH WORLD, onde cada CD contém todos os grandes sucessos desta banda nas duas fases.

E.. Apesar das pedras lançadas aqui, continuarei curtindo o bom som de MARILLION.

É isso aí.

4 comentários:

  1. Bom dia caro amigo!

    Um Feliz 2012 pra ti e pra toda a família...

    Bom, o comentário aqui precisa ser sobre a postagem então é isto que vou fazer..heheeheh

    Muito legal o post. Tínhamos conversado la no início quanto ainda buscava sugestões sobre o blog e lembre de ter sugerido escrever um pouco sobre bandas (história, trabalhos, estilo etc) então vejo que gostou da sugestão. Eu ainda mais pois estou conhecendo outras bandas que nunca tinha escutado e que me agradaram muito.

    A Marillion foi uma destas. Tinha escutado uma ou outra música deles e ainda sempre na voz de outros músicos e quando li o post procurei na voz deles é claro. Muito show.

    Parabéns pelo blog e vamos atualizar mais em. Leitores eu aposto que tem! :)

    Grande abraço.
    Leo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande amigo Léo,

      Primeiro, é uma grande alegria te encontrar também por aqui. E seus elogios me são muito gratificantes, já que você é um excelente músico.

      Realmente sua sugestão foi importante. Porém o rumo para este lado acabou sendo "natural" já que resolvi colocar aqui o que eu estava ouvindo.

      Obviamente, tenho ouvido muito mais coisas, mas não dá tempo de escrever tudo ! Ehehehehe

      Mas tenho bastante coisas novas para escrever e muitos já estão rascunhados.

      Muito obrigado amigo e se mantenha em contato, ok ?

      Grande abraço !

      Vander

      Excluir
  2. Sempre dei um pouco mais de atenção ao Marillion por causa do Vander, mas o Rush veio primeiro. Sorry Marillion!

    Abraços,

    Luiz.

    ResponderExcluir
  3. Bem... Pelo menos servi pra alguma coisa ! Ahahahahaha

    De fato, o Marillion, apesar de uma grande banda, Rush ainda encabeça minha lista dos favoritos.

    E detalhe importante de ser lembrado: Da mesma forma, comoçei mais a prestar a atenção ao Rush por causa do Luiz e depois do amigo Rui.

    Dessa época, ainda guardo todas as minhas fitas K7 que ambos gravavam para mim !

    Grande abraço, irmão !!

    Vander

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...