Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

ELP - Precursores do Rock Progressivo

Neste final de semana, aproveitei uma promoção de banca e acabei comprando o DVD Emerson Lake & Palmer In Concert.

Eu já havia perdido uma grande oportunidade de comprar um show deles ao vivo no Montraux Jazz Festival (de tanto pensar, compraram na minha frente) e nunca mais encontrei o DVD por aqui para reparar o erro.
Então, não quis deixar passar esta oportunidade.

Emerson, Lake & Palmer (ou ELP) é uma baita banda de rock progressivo britânica formada nos anos 70 por Keith Emerson (teclado), Greg Lake (guitarra, baixo e vocais) e Carl Palmer (bateria). Entrou para história da música por ser a primeira banda de rock a levar um sintetizador, na época um aparelho gigantesco, monofônico e analógico, para um show, em fins da década de 1960. Entre os seus sucessos, destacam-se From the Beginning, Lucky Man e Ces't la vie.
A curiosidade maior da banda é que nome era para ter sido Hendrix, Emerson, Lake, and Palmer (ou HELP), pois Jimi Hendrix foi convidado a fazer parte do grupo, e como Handrix estava cansado de sua banda e querendo experimentar idéias diferentes, expressou interesse em tocar com o grupo. Por conflitos nas agendas dos músicos isso não foi possível inicialmente, mas o plano era unir Hendrix no Isle of Wight Festival (em 1970). Infelizmente Hendrix faleceu, reduzindo a banda à Emerson, Lake and Palmer.

ELP foi um grupo de grande transformação para o mundo do rock.
Praticamente precursores do rock progressivo, eram muito férteis em sua criatividade, apesar de muitas vezes, um pouco barulhentos e ácidos.
O som do ELP era dominado pelo órgão Hammond e pelo sintetizador Moog de Emerson. As composições da banda eram muito influenciadas pela música erudita do período clássico, com adições de jazz e hard rock. Pode-se dizer que, pelas citações clássicas, a banda se encaixa também no sub-gênero do rock sinfônico.

Em apresentações a banda exibia uma mistura de virtuosidade musical e desempenhos teatrais. Seus shows extravagantes e muitas vezes agressivos receberam muita crítica, apesar de espetáculos do rock posteriores terem extrapolado muito mais nesses quesitos.

O ELP parou por três anos para reinventar sua música, mas perdeu contato com a cena musical em transição.

Em 1985 eles tiveram um retorno parcial, onde Palmer se recusou a retornar com o grupo, pois prefiriu se manter na grande banda ASIA, então, para preencher seu lugar, Cozy Powell - um baterista fera de Heavy Metal que já tocou para "pequenos nomes" como Rainbow, Whitesnake, Mickie Most, Black Sabbath, Keith Emerson, Greg Lake.
Houveram rumores na época que Bill Bruford, do Yes, viria fazer parte do grupo.

Assim formaram Emerson, Lake & Powell que tiveram um sucesso razoável.

O retorno original da banda aconteceu em meados de 1992, mas nessa época Palmer estava sofrendo da síndrome do túnel carpal (doença que ocorre quando o nervo mediano, que passa pela região do punho chamada túnel do carpo, fica submetido a uma compressão) enquanto que Emerson estava em tratamento por lesão por esforço repetitivo e também sofreu um acidente de moto que afetou seriamente um tendão de sua mão direita, causando perda da habilidade técnica que antes possuía.
Com isto, as composições eram mais modestas e menos ácidas.

Após sessões de fisioterapia e cirurgias, Emerson recuperou os movimentos da mão satisfatoriamente, de modo que o Emerson, Lake e Palmer pôde entrar em turnê novamente. As últimas turnês da banda foram em 1996, 1997 e 1998. Eles se apresentaram no Japão, América do Sul, Europa, Estados Unidos e Canadá. Seu último show foi em San Diego, Califórnia, em 1998. Conflitos sobre o novo álbum conduziram a um novo fim da banda. Lake insistiu em produzir o novo álbum, já que ele havia produzido todos os grandes álbuns do ELP na década de 1970. Emerson reclamava em público (pela Internet) que, apesar dele e Palmer estarem trabalhando diariamente para manter suas qualidades musicais, Lake não fazia o mesmo esforço.
A ultima aparição do grupo aconteceu no final de 2009 na primeira edição do High Voltage Festival.

Tal evento foi realizado em julho de 2010 na cidade de Londres. Para o ELP veio a ser uma celebração dos 40 anos do grupo.

Aparantemente, as diferenças entre eles foram superadas, e existe uma promessa de em breve, vermos os gênios trabalharem juntos por mais algum tempo.

ELP foi de grande inspiração para um grupo que gosto muito chamado TRIUNVIRAT (já comentado neste BLOG por duas vêzes) a ponto de serem chamados de Emerson, Lake & Palmer das Alemanha.

Para os grandes curtidores de rock progressivo (como eu), ELP é imperdível !!

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...