Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Jesus Cristo Superstar

Sexta feira da paixão definitivamente não é meu feriado favorito.
Sempre tive um vínculo religioso e como não poderia deixar de ser, acompanho todos os movimentos de minha igreja.

Porém, todos os anos, lembro-me de um presente que ganhei de meu saudoso amigo Pe. Jesus... eu era muito jovem, talvez uns 16 anos ou menos quando ele me apareceu com uma fita K7 da primeira edição da ópera rock Jesus Cristo Superstar.

Guardo esta fita K7 até hoje comigo, apesar de ela não tocar mais e estar toda mofada devido a forte humildade de Joinville.

Este K7 é tão antigo que nem consegui encontrar a capa do que tenho, que como eu disse, é a primeira edição de 1970 !!

Sim ! Uma raridade !! Então fotografei para colocar aqui.

Uma curiosidade desta ópera rock, é que pelo menos um pedacinho desta ópera, todo mundo já ouviu um dia, mas praticamente ninguém sabe disso !



Óperas nunca foram meu forte e gosto de poucos !

Jesus Cristo Superstar é um musical de rock de Andrew Lloyd Webber, com texto de Tim Rice. Apresentado em 1970, destaca as lutas políticas e pessoais de Judas Iscariotes e Jesus.

A ação ocorre, na maior parte, conforme os evangelhos da Bíblia sobre a última semana da vida de Jesus, começando com a chegada em Jerusalém e terminando com a Crucificação. Atitude moderna e gírias prevalecem nas letras e há alusões irônicas à vida moderna enquanto a visão política dos acontecimentos é retratada. As produções cinematográficas e teatrais apresentam muitos anacronismos, na visão dos sectários, isto é, daqueles que querem separar política de religião.

Grande parte do enredo é focado na personagem de Judas, que é retratado como uma figura trágica, realista e conflitada que não está satisfeita com a aparente falta de planejamento político e afirmações de divindade de Jesus.

Esta ópera ganhou sua versão brasileira tem tradução de Vinicius de Moraes e das montagens dos anos de 1970 se destacaram dois atores no papel de Jesus: Antonio Fagundes e Eduardo Conde e é absolutamente uma mega-ultra-gigante produção e há um vasto material no YouTube para ser pesquisado.

Inclusive imagens consideradas raras da cantora suéca Agnetha Fältskog - do grupo ABBA - em ensaios para o musical em 1972 na Broadway (vídeo abaixo).


Logo mais abaixo, o trailer original de 1973, neste você logo de saída saberá qual o trechinho da ópera que o mundo conhece sem saber o que é ! Ehehehehe


Agora é esperar o domingo para abrir os ovos de chocolate.

Até a próxima !




2 comentários:

  1. Vander, tô com esse vinil te esperando... Duplo, zeradaço, original de 73, 35 pilas... Teu presente de Páscoa pra ti mesmo, hein??? Abre a mão!!! Disco é cultura!!!

    ResponderExcluir
  2. Caracas Alessandro !

    Vou querer sim.

    Segura ele pra mim... Mas devo buscar contigo mais para o final do final do mês, pois neste mês já comprei muitos discos, ok ?

    estou com 12 novos (velhos) títulos inclusive um do FOCUS que irei muito em breve escrever sobre o disco.

    se manté por perto, camarada !!

    Vander

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...